Falta de Apetite Sexual
Para muita gente por aí, viver bem é ter uma boa alimentação, dinheiro no bolso, um bom emprego, um carro dos sonhos na garagem e uma boa casa.
Para os homens, é também ter uma boa vida sexual, com prazer e qualidade.
Sexo é bom e quem gosta sempre quer praticá-lo. Mas não é sempre que estamos no clima para isso, não é mesmo? Porém, muitas vezes, a redução da libido ocorre por outros fatores que estão além da vontade em si.
Algumas causas da falta de libido são: Idade, Parceiro muito exigente, Problemas conjugais, Monotonia entre o casal, Problemas financeiros, Disfunções hormonais, Uso de medicamentos hormonais, calmantes, antidepressivos, anticoncepcionais ou anti-hipertensivos, Pós-parto, Depressão, Ansiedade, Estresse.
Mas então, o que fazer quando a libido diminui e não há desejo sexual?
Aqui seguem algumas dicas que podem melhorar a libido, tanto no homem quanto na mulher.
1) Preste atenção ao seu corpo
Muitas vezes o que pode estar atrapalhando a libido de entrar no clima pode ser algum desconforto! "Qualquer problema, até mesmo uma unha encravada ou uma verruga podem atrapalhar o desempenho da mulher",
E entram nessa lista desde o clima muito frio ou muito calor até mesmo alguma dor mais séria.
Por isso mesmo, vale a pena analisar o que a incomoda e tentar resolver, seja dor nas partes íntimas ou mesmo em outros lugares no corpo, como coluna, braços e pernas.
2) Pratique exercícios
Os exercícios são poderosos aliados de uma libido saudável, inclusive quando o problema é entrar no clima! "Todas as atividades que tornam sua vida mais saudável ajudam na sexualidade, tanto por deixarem a sensação de bem-estar (pela liberação de endorfinas) quanto pela melhora da circulação da corrente sanguínea e da autoimagem corporal",
Ao haver uma melhora na circulação, o sangue flui melhor até mesmo pelos tecidos dos órgãos genitais, tornando-os mais sensíveis ao toque, e portanto trazendo mais prazer. Já os hormônios do bem-estar, como as endorfinas, ajudam a relaxar, facilitando a entrada no clima. Nesses quesitos, qualquer atividade aeróbica vale a pena!
3) Assista filmes eróticos ou leia livros (eróticos)
Saber do que se gosta é o primeiro passo para imaginar situações prazerosas, e pode ter certeza que se os estímulos físicos são um dos fatores da equação do prazer, a fantasia é outro que precisa estar elevado ao quadrado! "Imaginar antecipadamente como será a relação sexual e até planejá-la é muito bom e altamente recomendado, fazendo parte ativa das terapias sexuais".
Dessa forma, é até possível criar novas situações para sua parceira e apimentar a relação. "Quebrar a rotina é bom, e tudo que você investe na relação é interessante para o casal".
"A fantasia tem que ser compartilhada em uma conversa entre os dois".
4) Estimule seu corpo com um banho demorado
Assim como com uma massagem com creme ou óleo perfumado. “Faça isso também na sua/seu parceira/o e peça para receber essa massagem estimulante”,
"O autoconhecimento é fundamental para que se possa entender e explicar ao parceiro pontos mais sensíveis e eventuais zonas que trazem sensações desagradáveis, logo que devem ser evitadas". Muitas mulheres gostam da sensação da língua na orelha, por exemplo, e outras detestam, portanto, vale avisar seu companheiro!
5) Converse com sua parceira
Se um é pouco, dois é bom! E bota bom nisso... Por isso, planejar o sexo a dois pode ajudar e muito a apimentar a relação. "É interessante que um instigue o outro, entregue novidades para não cair na monotonia. Isso faz com que eles tenham percepção de que é algo que os dois desejam". Isso pode inclusive aproximar você mais do sua parceira.
6) Remédios caseiros para aumentar a libido
1. Canela com mel: a canela é uma especiaria de sabor delicioso e aromático, com propriedades estimulantes e termogênicas. “Se combinarmos ela com mel, rico em vitaminas e minerais, conseguimos um remédio muito nutritivo e completo, que oferece uma grande dose de energia e vitalidade”.
2. Ostras: ricas em zinco, são consideradas como um alimento afrodisíaco, pois estimula a produção de espermatozoides e melhoram a libido. Segundo a terapeuta sexual, podem ser consumidas cruas ou até mesmo, cozidas.
3. Banana: rica em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e enzima bromeliade, “ajuda a aumentar a libido masculina”, complementa a terapeuta sexual Leila Cristina.
4. Gengibre: junto com a canela, o gengibre é outra especiaria estimulante, sendo ideal para aumentar a libido sem medicamentos. “Além disso, ele tem propriedades digestivas e ajuda a perder peso, já que elimina o excesso de líquidos e ativa o metabolismo”.
5. Aspargo: segundo a especialista, ele equilibra os hormônios naturalmente, ajudando a aumentar a libido, sendo ainda saboroso e com pouquíssimas calorias.
6. Sementes de abóbora: “é uma excelente fonte de zinco que melhora os níveis de testosterona, assim como a libido”, comenta Leila Cristina.
7. Abacate: a fruta é rica em vitamina B6, potássio e gorduras boas que melhoram a vida sexual.
Com propriedades estimulantes e afrodisíacas, muitos desses remédios caseiros aumentam a libido melhorando o fluxo de sangue na região das genitais. E, da mesma forma como são peças curingas para a renovação dos desejos sexuais, é importante lembrarmos de outros ingredientes e alimentos que atuam de maneira inversa, prejudicando essa recuperação.